terça-feira, 26 de julho de 2016

Especial Círculo das Ideias (Conto por Conto): O mundo sombrio de Robert E. Howard #1: "A Pedra Negra"

EU LI ISSO pela primeira vez no estranho livro de Von Junzt, o alemão excêntrico que viveu tão curiosamente e morreu de forma tão horrenda e misteriosa. Foi sorte minha ter acesso ao seu "Custos Inomináveis" na edição original, o chamado Livro Negro, publicado em Dusseldorf em 1839, pouco antes de que a ruína que o espreitava tomasse conta do autor. Colecionadores de literatura rara estavam familiarizados com "Cultos Inomináveis", principalmente devido à tradução barata e deficiente que foi pirateada em Londres por Bridewall em 1845, e a edição cuidadosamente expurgada, publicada pela Editora Golden Goblin de Nova York, em 1909. Mas, o volume no qual tropecei foi uma das cópias alemãs não expurgadas, com capa pesada de couro negro e fechos enferrujados de metal. Duvido que, atualmente, existisse mais do que meia dúzia de tais volumes no mundo, pois a quantidade publicada não foi grande, e quando o boato de como fora a morte do autor se espalhou, muitos proprietários do livro queimaram seus volumes em pânico. - Robert E. Howard.
Ilustração de Leandro Moura
Como anunciado semana passada, hoje O Golem começa a fazer um especial sobre Robert E. Howard e os Mitos de Ctulhu, tendo foco o livro publicado pela Editora Clock Tower.

O primeiro conto da coletânea é A Pedra Negra. Escrito em 1931, a história gira em torno da curiosidade do autor anônimo em relação a um tipo de marco, um monólito estranho nas montanhas da Hungria.

Encontrando poucas informações em livros de história, poesia e lendas camponesas, ele vai a o vilarejo adjacente de Stregoicavar, aproveitando as férias e realizar pesquisas sobre a estranha pedra.

Créditos na Imagem
O ápice da história é quando ele vai sozinho, em uma noite de Solstício de Verão ver essas aparições, e o que descobre sobre isso é aterrador.

Esse conto também é a primeira aparição do "poeta louco" Justin Geoffrey, escritor do livro "As pessoas do monólito". Ele aparece logo na epígrafe da estória. Geoffrey também é citado por Lovecraft no conto "A coisa na soleira da porta" como correspondente de Edward Derby.

Escrevendo de uma forma fluida, leve (até nas cenas de horror como o sacrifício do recém nascido), Robert E. Howard dá contornos de sua genialidade na contribuição que deu aos Mitos de Ctulhu.

O conto foi disponibilizado em PDF para despertar o interesse de compra.


O AUTOR


Robert E. Howard nasceu em 1906, em Cross Plains, Texas, Estados Unidos. Criador de personagens variados como Conan, o bárbaro, Bran Mak Morn e Solomon Kane, fundou o que hoje é chamado de gênero literário ''Espada e Magia''. Influenciado pelo conceito de G.K Chesterton de ''história condensada'' que ''o valor principal da legenda para misturar os séculos, preservando o sentimento" ele cria a Era Hiboriana que une as eras históricas e culturais de maneira ampla: Europa medieval (Aquilônae Poitain), à fronteira americana (a imensidão picta e suas fronteiras), e dos cossacos (Kozaki) aos piratas elisabetanos (Free Broterhood). Autor de narrativas cheias de ação, magia e selvageria, se notabilizou no início do século XX como um dos expoentes da literatura nas Revistas Pulp. Se suicidou em 1936 após saber que sua mãe caiu em um coma terminal, deixando um grande legado literário.