segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Especial Círculo das Ideias (Conto por Conto): O mundo sombrio de Robert E. Howard #3: "O Povo das Trevas"

VIM ATÉ A CAVERNA de Dagon para matar Richard Brent. Desci as avenidas sombrias feitas pelas árvores elevadas, e meu humor bem combinava com a morbidez primitiva do cenário. - Robert E. Howard

Quando John O'Brien decide matar seu rival Richard Brent pelo amor de Eleanor Bland na Caverna de Dagon, ele não imagina que ela, tão escura e encoberta pelas sombras dos grandes galhos e das grossas folhas melancólicas e nefastas poderia fazer reviver coisas anteriores, anteriores até mesmo de seu nascimento.

Tendo uma nítida sensação de déjà vu mesmo nunca tendo ido a caverna, ele começa os atos preparatórios penetrando na caverna. Richard não tinha chego ao local, então ficando de tocaia ele adentra cada vez mais na caverna.

Atravessando o túnel escuro, ele se depara com as letras ininteligíveis, desenhos e gravuras do Povo Pequeno, seres pré-históricos mongoloides aborígenes que utilizaram aquela caverna como fortaleza contra os celtas e que ela ligava a uma série de túneis subterrâneos. 

Capa da Weird Tales, revista que publicava
contos de Howard e Lovecraft
Encontrando um desses túneis, ele desce pequenas escadas. Com problemas de equilíbrio, ele escorrega. Com o impacto da cabeça no chão, ele perde os sentidos, e ao recupera-los ele se lembra de quem realmente ele foi.

Ele, foi, ele é... Conan, o bárbaro!

Traduzido por Claudia Doppler, o conto traz o espiritismo em segundo plano. A época em que pública o conto é bem reveladora: o espiritismo começou a se propagar nos EUA mesmo depois do combate ferrenho do cético Houdini, que foi tema no conto Aprisionados com os faraós de Lovecraft.

O AUTOR

Robert E. Howard nasceu em 1906, em Cross Plains, Texas, Estados Unidos. Criador de personagens variados como Conan, o bárbaro, Bran Mak Morn e Solomon Kane, fundou o que hoje é chamado de gênero literário ''Espada e Magia''. Influenciado pelo conceito de G.K Chesterton de ''história condensada'' que ''o valor principal da legenda para misturar os séculos, preservando o sentimento" ele cria a Era Hiboriana que une as eras históricas e culturais de maneira ampla: Europa medieval (Aquilônae Poitain), à fronteira americana (a imensidão picta e suas fronteiras), e dos cossacos (Kozaki) aos piratas elisabetanos (Free Broterhood). Autor de narrativas cheias de ação, magia e selvageria, se notabilizou no início do século XX como um dos expoentes da literatura nas Revistas Pulp. Se suicidou em 1936 após saber que sua mãe caiu em um coma terminal, deixando um grande legado literário.