domingo, 25 de setembro de 2016

Especial Círculo das Ideias (Conto por Conto): O mundo sombrio de Robert E. Howard #9: "Não cave meu Túmulo"

O TROVÃO DAS MINHAS aldravas antiquadas, reverberando assustadoramente pela casa, me despertou de um sono sem descanso, perturbado por pesadelos. Eu olhei pela janela. Na última luz da lua que afunda, o rosto branco de meu amigo John Conrad olhou novamente para mim. - Robert E. Howard

Imagem do blog: "On An Underwood No. 5"

A amizade de Robert E. Howard e Lovecraft nunca foi segredo para ninguém: nem para os bárbaros da Ciméria e nem para os cultuadores de Cthulhu, mas esse conto trás alusões subjetivas ao morador de Providence, Rhode Island.

A narrativa começa com uma noite chuvosa e a visita inesperada de John Conrad durante a mesma para o narrador Kirowan. Ele vem pedir ajuda para realizar a última vontade de John Grimlan: um velho eremita que vivia isolado em uma casa grande e escura em uma colina.

Ele deixou um manuscrito que deveria ser aberto após a sua morte. Nele, descrevia para quem deveria ficar sua herança e como deveria ser feito os rituais pós mortem.

Considerado um homem estranho, ele nunca foi de ter amigos. Dizem que mexia com o oculto, as trevas vindas do Oriente. E isso assume as características mais sérias quando descobrem que o executor testamentário era Malik Tous, auxiliar de Satã na terra! 

O conto escrito em 1937, traz alusões (da o embrião) a obra póstuma de H.P. Lovecraft: O Caso de Charles Dexter Ward, de H. P. Lovecraft que começou a ser escrito em 1927 mas foi publicado postumamente.

Em 1975 Roy Thomas, Gil Kane e Tom Palmer ilustraram a história. Preto e branca, para os fãs de quadrinhos é a melhor pedida. Para ler, click no link.

O AUTOR

Robert E. Howard nasceu em 1906, em Cross Plains, Texas, Estados Unidos. Criador de personagens variados como Conan, o bárbaro, Bran Mak Morn e Solomon Kane, fundou o que hoje é chamado de gênero literário ''Espada e Magia''. Influenciado pelo conceito de G.K Chesterton de ''história condensada'' que ''o valor principal da legenda para misturar os séculos, preservando o sentimento" ele cria a Era Hiboriana que une as eras históricas e culturais de maneira ampla: Europa medieval (Aquilônae Poitain), à fronteira americana (a imensidão picta e suas fronteiras), e dos cossacos (Kozaki) aos piratas elisabetanos (Free Broterhood). Autor de narrativas cheias de ação, magia e selvageria, se notabilizou no início do século XX como um dos expoentes da literatura nas Revistas Pulp. Se suicidou em 1936 após saber que sua mãe caiu em um coma terminal, deixando um grande legado literário.