segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Especial Círculo das Ideias: Assovie que Virei - 5 Histórias de Fantasmas de M.R. James #3: "O Conde Magnus"

DE QUE MANEIRA CHEGARAM às minhas mãos os papéis que me serviram para alinhavar uma história coerente é o último ponto de que o leitor tomará conhecimento. Mas é necessário que esses fragmentos venham precedidos de uma aclaração sobre a forma pela qual vim a possuí-los. - M.R. James

Uma dos contos de terror mais conhecidos na literatura gótica e de vampiro, O Conde Magnus foi escrito em 1902 e publicado em 1904.

A história começa quando o narrador diz que encontrou um diário de um viajante inglês, Mr. Wraxall e suas viagens pela Escandinávia e o que encontra por lá.

Os mistérios crescem com a narrativa. As circunstâncias que todo o caso: da investigação sobre um excêntrico homem e sua misteriosa tumba e sua morte bizarra.

Uma ação, um resultado de uma visita a um cemitério. O vampiro aqui não aparece segundo uma figura específica, mas como o ambiênte, pela loucura ou a exacerbada sanidade do autor.



O AUTOR
Montague Rhodes James (1862 – 1936) foi especialista em história medieval e reitor do King's College e do Eton College. Filho de um pastor anglicano, dês de criança se sentia atraído por bibliotecas e igrejas descuidadas. Durante a juventude estudou em Cambridge Seus estudos o levaram para outros países: Chipre, Dinamarca, Alemanha, Áustria e Suécia. Apesar do trabalho erudito foi as histórias de fantasmas que deu sua fama. Seu primeiro conto foi "Canon Alberic's Scrap-book" para entreter os colegas no Natal, resgatou vários contos esquecidos de Le Fanu (escritor que muito admirava) organizando no livro "Madame Crowl's Ghost" em 1923. Seu diferencial foi sair do comum, o abandono dos clichês góticos na elaboração da trama e a influência de H.P. Lovecraft.