terça-feira, 18 de outubro de 2016

Especial Círculo das Ideias (Conto por Conto): O mundo sombrio de Robert E. Howard #12: "Os Habitantes sob a Tumba"

EU ACORDEI REPENTINAMENTE e me sentei na cama, sonolento, imaginando quem estaria a bater tão violentamente na porta; ameaçava estilhaçar os painéis: Uma voz guinchou afiada intolerantemente como se em terror louco. - Robert E. Howard

Um homem viaja pelo Oriente e volta pobre. Querendo aproveitar o dinheiro de seu irmão gêmeo e rico ele volta e é tratado como um dêmonio. Depois de morto, ele quer ser enterrado em uma tumba: um lugar explorado por um parente contrabandista e sem a tampa do caixão. O irmão finalmente acha que vai conseguir a paz após a morte daquele dêmonio - mesmo ele tendo proferido palavras sinistras demais para o seu agrado. Mas agora ele voltou, colocando a tez branca na janela. Em uma atitude de desespero, ele decide ir para a tumba junto com dois amigos: O'Donnel e Conrad. Coisas estranhas estão acontecendo: túneis, catacumbas e homens com cabeça de animais estão embrenhados dentro das Colinas de Dagoth – um nome que não é indígena e muito menos americano. Estarão eles frente a frente com o inominável?



Com ilustrações de Leandro Moura e tradução de Pedro Henrique de Toledo, o conto foi escrito em 1976. Mesmo não sendo uma das suas melhores narrativas, é engraçado como ele traz a presença de cada raça vinda do subterrâneo, intercalando relações com várias histórias presentes no livro, Os Filhos da Noite (1931), O Povo das Trevas (1932) e o Povo Pequeno (1970). Se pode ver pela junção de personagens: O'Donnel aparece em Os Filhos da Noite e Conrad em Não Cave Meu Túmulo. Até agora o livro se apresenta com uma malha fechada de personagens e história. A primeira vez que ele foi editado foi na coletânia pulp Lost Fantasies em 1974. O conto foi editado por Robert Weinberg, fã e colecionador de terror, fantasia e ficção científica.


O AUTOR
Robert E. Howard nasceu em 1906, em Cross Plains, Texas, Estados Unidos. Criador de personagens variados como Conan, o bárbaro, Bran Mak Morn e Solomon Kane, fundou o que hoje é chamado de gênero literário ''Espada e Magia''. Influenciado pelo conceito de G.K Chesterton de ''história condensada'' que ''o valor principal da legenda para misturar os séculos, preservando o sentimento" ele cria a Era Hiboriana que une as eras históricas e culturais de maneira ampla: Europa medieval (Aquilônae Poitain), à fronteira americana (a imensidão picta e suas fronteiras), e dos cossacos (Kozaki) aos piratas elisabetanos (Free Broterhood). Autor de narrativas cheias de ação, magia e selvageria, se notabilizou no início do século XX como um dos expoentes da literatura nas Revistas Pulp. Se suicidou em 1936 após saber que sua mãe caiu em um coma terminal, deixando um grande legado literário.


NÃO PERCAM, O PRÓXIMO CONTO POR CONTO, POR QUE AI VÊM KULL, O REI DA VALASIA, DESAFIANDO O REINO SOMBRIO.

AGORA NÓS TEMOS UMA PÁGINA NO FACEBOOK. VENHA NOS VISITAR: CLIQUE NO LINK