segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Especial Círculo das Ideias (Conto por Conto): O mundo sombrio de Robert E. Howard #13: "O Reino Sombrio"

O RESSOAR DAS TROMBETAS se elevou tal qual uma profunda maré dourada, feito o suave quebrar das ondas do entardecer contra as praias prateadas da Valusia. A multidão gritava, mulheres jogavam rosas dos telhados conforme o repique metálico das tropas prateadas tornava-se mais claro, e o primeiro dos poderosos destacamentos despontou na ampla rua branca que descrevia uma curva ao redor da Torre do Esplendor e seu pináculo dourado. - Robert E. Howard
Wikipédia
Publicado em 1929 e traduzido por Liliane Reis, é uma história um tanto quanto diferente. Tendo como personagem o Rei Kull, o conto narra uma conspiração secreta de derrubada do rei e sua substituição por um membro de um culto reptiliano.

O Rei Kull, de origem atlante, conta com uma ajuda inesperada para se manter no poder. Traído, começa a desconfiar de todos ao seu redor e unindo força com os pictos, ele vai a caça de seus caçadores.

Fantasmas, guerreiros serpente, pictos e atlantes: essa mistura de um dos contos mais longos do livro. É estranho analisar como a ficção fantástica e cientifica se separaram dês da década de trinta. Uma mais apocalíptica, outra mais sonhadora. Talvez seja com Robert E. Howard que as duas se encontram com mais perfeição.

As ilustrações abaixo são de Leandro Moura. Comparem com a original (aquela que está abaixo do título). Será que houve alguma referência?




O AUTOR
Robert E. Howard nasceu em 1906, em Cross Plains, Texas, Estados Unidos. Criador de personagens variados como Conan, o bárbaro, Bran Mak Morn e Solomon Kane, fundou o que hoje é chamado de gênero literário ''Espada e Magia''. Influenciado pelo conceito de G.K Chesterton de ''história condensada'' que ''o valor principal da legenda para misturar os séculos, preservando o sentimento" ele cria a Era Hiboriana que une as eras históricas e culturais de maneira ampla: Europa medieval (Aquilônae Poitain), à fronteira americana (a imensidão picta e suas fronteiras), e dos cossacos (Kozaki) aos piratas elisabetanos (Free Broterhood). Autor de narrativas cheias de ação, magia e selvageria, se notabilizou no início do século XX como um dos expoentes da literatura nas Revistas Pulp. Se suicidou em 1936 após saber que sua mãe caiu em um coma terminal, deixando um grande legado literário.

AGORA NÓS TEMOS UMA PÁGINA NO FACEBOOK. VENHA NOS VISITAR: CLIQUE NO LINK