quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Especial Círculo das Ideias: Assovie que Virei - 5 Histórias de Fantasmas de M.R. James #4: "O Poço dos Gemidos"

NO ANO DE 19**, havia dois membros da tropa de escoteiros pertencente a uma famosa escola, respectivamente a uma famosa escola, respectivamente chamados de Arthur Wilcox e Stanley Judkins. Eram da mesma idade, estavam hospedados na mesma casa, ficavam na mesma divisão e naturalmente eram membros da mesma patrulha. Eram tão semelhantes na aparência que causavam ansiedade e problemas e até irritação aos professores que entravam em contato com eles. Mas, oh, como eram diferentes por dentro!

Ilustração de Loneanimator
M.R. James traz para nós uma temática de gêmeos e aventuras mal assombradas basteante rápida e fluída. Nesse texto, nota-se que um sendo a antítese do outro (Arthur Wilcox, ousado, respeitador e heroico enquanto Stanley Judkins era alguém mau com toda a força do seu espírito).

O conto retrata as desventuras de Stanley quando ele decide se aventurar na área isolada do acampamento quem nem nome tinha nos mapas, mas os moradores locais chamavam de "Poço dos Gemidos".

Lá os campos não cresciam, os animais se assustavam, as trilhas frescas nunca mais tinham sido usadas (mas continuava com as marcas de uso). Decidido a desafiar a todos - até os mortos - Stanley sai para a aventura... e poderá nunca mais voltar...


O AUTOR
Montague Rhodes James (1862 – 1936) foi especialista em história medieval e reitor do King's College e do Eton College. Filho de um pastor anglicano, dês de criança se sentia atraído por bibliotecas e igrejas descuidadas. Durante a juventude estudou em Cambridge Seus estudos o levaram para outros países: Chipre, Dinamarca,  Alemanha, Áustria e Suécia. Apesar do trabalho erudito foi as histórias de fantasmas que deu sua fama. Seu primeiro conto foi "Canon Alberic's Scrap-book" para entreter os colegas no Natal, resgatou vários contos esquecidos de Le Fanu (escritor que muito admirava) organizando no livro "Madame Crowl's Ghost" em 1923. Seu diferencial foi sair do comum, o abandono dos clichês góticos na elaboração da trama e a influência de H.P. Lovecraft.