segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Especial Círculo das Ideias: Eu, Robô de Isaac Asimov #2 "Andando em círculos"

Créditos na imagem
– Bem, acho que foi em 2015 que enviaram a Segunda Expedição a Mercúrio. Era exploratória, financiada em parte pela U.S. Robôs e em parte pela Solar Minerais. Era composta por um novo tipo de robô, ainda experimental; Gregory Powell; Michael Donovan... - Isaac Asimov

Primeiro conto onde foi usado de forma explicita e formal as Três Leis da RobóticaAndando em Círculos (traduzido originalmente na primeira edição como Brincando de Pegar) trás como personagens os amigos Gregory Powell e Mike Donovan que foram designados a fim de informa sobre a conveniência ou não de reabrir uma unidade de mineração em Mercúrio.

Eles estão reativando uma Estação Mineradora e testando a eficiência do robozinho Speedy um novo modelo mais eficiente que tem a capacidade de falar e começa a dar problemas e não responde ao chamado de seus técnicos após ter ido buscar selênio - material necessário para fazer o banco de fotocélulas funcionar dando a capacidade de refrigeração no recinto escaldante do planeta Mercúrio e possibilitando vida humana lá.

O conto foi publicado em 1942 pela Astounding e trabalha muitos conceitos das leis, falando sobre as elas e os conflito entre as mesmas, que são resolvidos pelos diferentes potenciais positrônicos no cérebro. Mostrando que as tês leis que parecem tão simples geram problemas complexos marca também o aparecimento da palavra robótica, nunca antes usada no mundo.

SOBRE O AUTOR
Nascido em Petrovich, na Rússia, em 1920, Isaac Asimov editou e escreveu mais de quinhentos livros entre eles O fim da eternidade, Os próprios deuses e Fundação – universo criado em uma triologia que foi expandida para mais quatro livros e que rendeu uma premiação com um Hugo, a mais cobiçada homenagem prestada pela Convenção Mundial de Ficção Científica, como a melhor série já escritaSeu conto O cair da noite, escrito em 1941, foi considerado pela Associação dos Escritores de Ficção Científica da América como a melhor história de todos os tempos. Escritor diversificado, escreveu para todos os ramos imaginados: mistérios, artigos científicos, romances, enciclopédias, livros didáticos e acadêmicos. Outra coisa que foi constante na vida de do autor – assim como na de muitos cientistas – é o questionamento da existência de Deus (mesmo ele não acreditando na possibilidade de uma presença de força superior). Morreu na cidade de Nova York em 1992, em decorrência do HIV, contraído após uma transfusão de sangue.