sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Especial Círculo das Ideias: Eu, Robô de Isaac Asimov #9 "O Conflito Evitável"

O COORDENADOR TINHA, EM SEU escritório paricular, uma curiosidade medieval: uma lareira. Com certeza, o homem medieval não reconheceria com tal, uma vez que ela não tinha significado funcional. A chama tranquila e cintilante ficava em uma reentrância isolada por trás de uma camada de quartzo. - Isaac Asimov
O mais teórico do livro, o último conto, O Conflito Evitável nos trás de volta Susan Calvin em um diálogo franco com o novo Coordenador Mundial, Stephen Byerley - que no anterior, Evidência, foi acusado de ser um robô. 

Publicado em 1950, no conto a um retrospectiva do mundo asimoviano apresentado até ali. Nele, a Terra está dividida em quatro grandes regiões, cada uma delas controladas por uma das super-máquinas.

O conceito de propriedade privada acabou. Há comida em abundância em todo o planeta, todos estão em paz - pelo menos até agora. O problema é quando as super-máquinas começam a apresentar pequenos problemas, ameaçando a união das regiões. O Coordenador Mundial Byerley desconfia de sabotagem. Cabe a Susan Calvin investigar tais problemas.

AJUDE A EQUIPE ASIMOV
Com a missão de expandir conhecimentos, impulsionar a criatividade e possibilitar crescimento acadêmico, profissional e pessoal a seus membros, a Equipe Asimov e os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Colatina, participaram e foram campeões na XV Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) que ocorreu nos dias 8 a 12 de outubro de 2016, em Recife, Pernambuco. Além dos certificados e troféus, a equipe ganhou uma vaga para representar o Brasil no campeonato mundial que acontecerá no Japão, porém não tem dinheiro o suficiente para bancar a viagem. Nós, do Golem, apoiamos a iniciativa. Para doar e realizar esse sonho dos competidores, clique aqui e contribua.

SOBRE O AUTOR
Nascido em Petrovich, na Rússia, em 1920, Isaac Asimov editou e escreveu mais de quinhentos livros entre eles O fim da eternidade, Os próprios deuses e Fundação – universo criado em uma triologia que foi expandida para mais quatro livros e que rendeu uma premiação com um Hugo, a mais cobiçada homenagem prestada pela Convenção Mundial de Ficção Científica, como a melhor série já escritaSeu conto O cair da noite, escrito em 1941, foi considerado pela Associação dos Escritores de Ficção Científica da América como a melhor história de todos os tempos. Escritor diversificado, escreveu para todos os ramos imaginados: mistérios, artigos científicos, romances, enciclopédias, livros didáticos e acadêmicos. Outra coisa que foi constante na vida de do autor – assim como na de muitos cientistas – é o questionamento da existência de Deus (mesmo ele não acreditando na possibilidade de uma presença de força superior). Morreu na cidade de Nova York em 1992, em decorrência do HIV, contraído após uma transfusão de sangue.