sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Especial Círculo das Ideias: Ao abrir a porta - Arthur Machen


Devo admitir, antes de mais nada, que, durante meus cerca de 10 anos em Fleet Street, encontrei alguns casos a que não faltavam estranhezas. Houve aquele de Campo Tosto, por exemplo, e que nunca chegou aos jornais. Campo Tosto era um belga radicado havia muitos anos na Inglaterra que tinha deixado todas as suas propriedades para o empregado que cuidava dele. - Arthur Machen

Escrita em 1931, Ao abrir a porta é uma narrativa propriamente de sugestão - a capacidade de demonstrar interconexão do mundano com o maravilhoso. É uma narrativa relativamente curta, e a primeira que não apresenta Dyson - escritor investigativo de coisas ocultas.

O narrador é um jornalista que investiga o desaparecimento e aparição do cientista e reverendo Secretan Jones, o "clérigo de Canonbury", como as manchetes o chamavam. A algo que ele quer esconder sobre esse fato - talvez, a entrada do paraíso.

Não é uma história propriamente um conto de terror - um leitor cuidadoso nota que o autor persiste que existe algo além deste mundo, um sentimento de que, mesmo que brevemente, o véu que separa o natural do sobrenatural foi levantado, que uma porta realmente foi aberta.

O AUTOR
Arthur Machen nasceu em 1863 e teve uma característica que marcou sua vida e obra: sobrenatural. Seu estilo de narrativa apresenta muitos elementos místicos distribuídos por seus contos e novelas. Fez parte da Ordem Hermética da Aurora Dourada, um seleto grupo de ritual de magia que contou entre os seus membros também William Butler Yeats, Aleister Crowley e Algernon Blackwood. Na década de 1890, a sua escrita adquire uma nova reviravolta: contemporânea torna-se tanto em estilo e tema. Com estabilidade econômica garantida graças a uma herança, cria-se o espaço criativo para sua mais famosa obra: The Great God Pan: narrativa que mistura sexo, paganismo e horror. Outro marco em sua vida é o sucesso de The Archers, que deu origem a lenda dos Anjos de Mons: o primeiro encontro importante entre as marinhas britânica e alemã na 1° Guerra, onde os ingleses foram socorridos por seres celestiais. Morreu em 1947, aos 84 anos.