quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Sucesso sem igual tem nome: Stephen King


"Disciplina e trabalho constante são as pedras de amolar sobre as quais a faca cega do talento é trabalhada até ficar afiada o suficiente." - Stephen King 

Hoje um dos maiores escritores de terror do último século completa 69 anos de vida. O criador de Carrie coleciona fãs, best-sellers e algumas polêmicas (como por exemplo com James Patterson, que resolveu matar o autor no seu novo livro).

Variado em seus textos, praticamente escreveu sobre tudo: terror, ficção científica, fantasia e ensaios. Sendo um escritor muito visual, vários livros seus ganharam as telonas do cinema. Recentemente foi divulgado que a Netflix irá produzir ''Jogo Perigoso'' dirigido por  Mike Flanagan (Hush - A Morte Ouve). A premissa é uma mulher, algemada numa cama durante um jogo sexual, que se vê imobilizada e sozinha, numa cabana no meio da floresta, após a morte de seu marido de ataque cardíaco. King públicou a história em 1992 e Flanagan tem o roteiro pronto desde 2014, mas passou uma década imaginando como abordar o livro. No dia 17 de janeiro estreia nos cinemas outro filme: A Torre Negra que teve anunciado hoje uma continuação: "Mago e Vidro".

Nunca penso em filmes quando escrevo, mas sou, sim, um escritor muito visual, e isso atrai os cineastas. Você tem de lembrar que faço parte da primeira geração que tomou contato com histórias em filme, antes de aprender a ler. Os filmes têm sua própria linguagem, e é uma linguagem que falo muito bem, pois eu a aprendi, por assim dizer, no colo da minha mãe, que me levava ao cinema toda semana. - Stephen King em entrevista a Veja





Recentemente se foi descoberto a parte que faltava do livro ''O Iluminado''. Devido aos excessivos gastos com a impressão de livros, a editora Doubleday resolveu cortar o prólogo e o epílogo do livro para diminuir a contagem de páginas. Nem mesmo King tinha essa parte (o "Epílogo") pelo processo editorial que passou o manuscrito. Foi encontrado por um colecionador que não acreditou também não acreditou no que achou. Pode ser comprado em edição especial em inglês (é só clicar na imagem no lado direito).

O livro que conta acontecimentos ocorridos no hotel Hotel Overlook e seus moradores teve sequência publicada recentemente com o nome de ''Doutor Sono''. É capaz de traduzirem ele para o português para ano que vem em comemoração aos 70 anos de King. Uma edição nova e completa edição de um de seus maiores sucessos aqui no Brasil. Perguntei sobre a Suma das Letras (que edita os livros do King) se isso seria feito e essa foi a resposta:


Atualmente o trabalho de divulgação é da Triologia Bill Hodges (Mr. Mercedes também vai ser adaptada pela Audience Network). Já inspiração dos grandes mestres está na cara. Em Revival ele confessa que o seu apreço por Machen e o conto "O grande deus Pã" - que o assombrou a vida toda -  publicado no Brasil pela Editora Penalux. Ele também dedica a Mary Shelley, Lovecraft e a outros grandes nomes (Clark Ashton Smith, Stoker e Robert Block). Sobre Robert E. Howard ele comenta:
A escrita de Robert E. Howard parece tão altamente carregada de energia que quase desprende faíscas
Se você é fã de terror, fantasia e outros gêneros e não leu Stephen King não sabe o que está perdendo.