terça-feira, 18 de outubro de 2016

Especial Círculo das Ideias: Assovie que Virei - 5 Histórias de Fantasmas de M.R. James #1: "Corações Perdidos"

ATÉ ONDE POSSO ASSEGURAR, foi em setembro do ano 1811 que uma carruagem postal fez parada diante da porta de Aswarby Hall, no coração de Lincolnshire. O garotinho, que era o único passageiro da carruagem e que dela saltou assim que parou, olhou ao seu redor com a mais aguda curiosidade durante o curto intervalo que transcorreu entre o aperto da campainha e a abertura da porta do Hall. Ele via uma casa alta, quadrada, de tijolos vermelhos, construída no reinado de Anne; um pórtico de colunas de pedra fora acrescentado ao estilo clássico mais puro de 1790; as janelas da casa eram muitas, altas e estreitas, com pequenas vidraças e grosso madeiramento branco. Um frontão, transpassado por uma janela redonda, coroava a fachada. Havia alas à direita e à esquerda, ligadas por curiosas galerias envidraçadas, sustentadas por colunatas, ao bloco central. Essas alas simplesmente continham as cachoeiras e os escritórios da casa. Cada uma delas era encimada por uma cúpula ornamental com um cata-vento dourado. - M.R. James

Imagem de mgkellermeyer
E esse é o primeiro parágrafo da tradução brasileira do conto "Lost Hearts" de M.R. James em um livro inédito do escritor no Brasil publicado pela Editora Penalux.

O conto narra a vida do órfão Stephen Elliott e o parente solteirão e conhecedor religiosa das crenças dos pagãos Mr. Abner. O primeiro contato é de longe o mais estranho possível: Mr. Abner pergunta duas vezes consecutivas qual é a idade da criança.

O tempo passa mas a curiosidade de Stephen só aumenta. Vendo os livros que Mr. Abner tem nas estantes: veneração a Mithras, poemas oníferos e mistérios ele pergunta para a governanta se ele, Mr. Abner, vai para o céu. A governanta, pega de surpresa, diz que sim, e que o patrão ajudou muita gente e já tirou menores das ruas, mais basicamente dois: uma menina e um menino, que subitamente desapareceram...


O AUTOR
Montague Rhodes James (1862 – 1936) foi especialista em história medieval e reitor do King's College e do Eton College. Filho de um pastor anglicano, dês de criança se sentia atraído por bibliotecas e igrejas descuidadas. Durante a juventude estudou em Cambridge Seus estudos o levaram para outros países: Chipre, Dinamarca, Alemanha, Áustria e Suécia. Apesar do trabalho erudito foi as histórias de fantasmas que deu sua fama. Seu primeiro conto foi "Canon Alberic's Scrap-book" para entreter os colegas no Natal, resgatou vários contos esquecidos de Le Fanu (escritor que muito admirava) organizando no livro "Madame Crowl's Ghost" em 1923. Seu diferencial foi sair do comum, o abandono dos clichês góticos na elaboração da trama e a influência de H.P. Lovecraft.