quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Especial Círculo das Ideias (Conto por Conto): O mundo sombrio de Robert E. Howard #14: "Os Deuses de Bal-Sagoth"

A AÇÃO ERA RÁPIDA e desesperada: na luz momentânea, um feroz rosto barbado iluminou-se diante de Turlogh, e seu rápido machado avaçou, partindo-a até o queixo. No breu absoluto que se seguiu o clarão por um instante, um golpe que não fora visto arrancou o elmo de Turlogh, e le atacou de volta, cegamente, sentindo seu machado afundar em carne, ouvindo um homem uivar. Outra vez as chamas do céu furioso irromperam, mostrando ao galês o círculo de rostos selvagens, a barreira de aço cintilante que o cercava. - Robert E. Howard

O último conto do livro O Mundo Sombrio – Histórias dos Mitos de Cthulhu da Editora Clock Tower, a história narra as aventuras do cristão Turlogh e o saxão pagão Athelstane que chegam em uma terra estranha após um acidente com em um navio onde um era dirigente e o outro prisioneiro. Uma terra mais antiga que o mundo conhecido.

Cercados pelo desconhecido, ambos, inimigos de longa data, decidem duelar, espada contra espada para ver quem é o mais forte e quem é digno de sobreviver, quando saem da floresta da praia uma deusa... e um demônio.

Feita em 1931, o conto foi traduzido por Liliane Reis e ilustrado por Leandro Moura, sendo quase uma continuação do conto The Dark Man e foi adaptado como uma história de Conan pela Marvel em Conan, o Bárbaro número 17 (agosto de 1972).


E assim termina o primeiro Especial do Golem. Você pode encontrar todos os textos sobre esse livro resenhados no link: GUIA DEFINITIVO: ESPECIAL CIRCULO DAS IDEIAS ROBERT E. HOWARD (Editora Clock Tower).


O AUTOR
Robert E. Howard nasceu em 1906, em Cross Plains, Texas, Estados Unidos. Criador de personagens variados como Conan, o bárbaro, Bran Mak Morn e Solomon Kane, fundou o que hoje é chamado de gênero literário ''Espada e Magia''. Influenciado pelo conceito de G.K Chesterton de ''história condensada'' que ''o valor principal da legenda para misturar os séculos, preservando o sentimento" ele cria a Era Hiboriana que une as eras históricas e culturais de maneira ampla: Europa medieval (Aquilônae Poitain), à fronteira americana (a imensidão picta e suas fronteiras), e dos cossacos (Kozaki) aos piratas elisabetanos (Free Broterhood). Autor de narrativas cheias de ação, magia e selvageria, se notabilizou no início do século XX como um dos expoentes da literatura nas Revistas Pulp. Se suicidou em 1936 após saber que sua mãe caiu em um coma terminal, deixando um grande legado literário.


Acompanhem nas redes sociais e o novo trabalho da Editora Clock Tower: "ARTHUR MACHEN – O Mestre do Oculto"

Retirado do site Nerd Maldito