terça-feira, 23 de agosto de 2016

Especial Círculo das Ideias (Conto por Conto): O mundo sombrio de Robert E. Howard #5: "As Mordidas do Urso Negro"

A NOITE PENDIA SOB o rio como uma ameaça sombria, prenhe como a desgraça. Eu me agachei nos arbustos que cresciam de modo irregular e tremia na unidade. Em algum lugar na grande casa escura a minha frente, um gongo soou francamente, uma vez. Oito vezes aquele gongo havia soado desde que eu me escondi nesse lugar. E contei as notas de forma automática. Observava impetuoso a magnitude fantasmagórica da casa. Era uma casa misteriosa. A casa do enigmático Yotai Yun, o príncipe mercante chinês, e que negócios desagradáveis ocorriam dentro de suas paredes mórbidas nenhum homem branco sabia. Bill Lannon investigava. Ex-agente do serviço secreto do Império Britânico, e pronto para voltar aos velhos tempos. Ele fez investigações por conta própria, tinha me falado vagamente de coisas horríveis escondidas atrás das paredes da casa de Yotai Yun, tinha dado indiretas a mim e a Eric Brand sobre reuniões misteriosas, conspirações secretas e um terrível monge encapuzado de algum culto que prometia um império amarelo. - Robert E. Howard

Um dos contos mais raros de Robert E. Howard, As Mordidas do Urso Negro conta a história do marinheiro John O'Donnell Negro, que investiga os cultos dos desertos da Mongólia que se tornaram aliados a uma uma gangue de bandidos que querem tomar o poder para desestabilizar China colonial.

Intrigado com a morte brutal do amigo e ex-agente secreto do Império Britânico Bill Lannon, John O'Donnell faz uma tentativa de descobrir o que aconteceu. Lembrando sempre do seu colega Eric Brand e de suas frases de efeito sardônicas e de completo mau gosto, John mergulha nas trevas para encontrar aqueles que querem causar as maiores catástrofes na China, aqueles que se dobram para o mal, os adoradores de Ctulhu.




O AUTOR
Robert E. Howard nasceu em 1906, em Cross Plains, Texas, Estados Unidos. Criador de personagens variados como Conan, o bárbaro, Bran Mak Morn e Solomon Kane, fundou o que hoje é chamado de gênero literário ''Espada e Magia''. Influenciado pelo conceito de G.K Chesterton de ''história condensada'' que ''o valor principal da legenda para misturar os séculos, preservando o sentimento" ele cria a Era Hiboriana que une as eras históricas e culturais de maneira ampla: Europa medieval (Aquilônae Poitain), à fronteira americana (a imensidão picta e suas fronteiras), e dos cossacos (Kozaki) aos piratas elisabetanos (Free Broterhood). Autor de narrativas cheias de ação, magia e selvageria, se notabilizou no início do século XX como um dos expoentes da literatura nas Revistas Pulp. Se suicidou em 1936 após saber que sua mãe caiu em um coma terminal, deixando um grande legado literário.