quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Especial Círculo das Ideias: Eu, Robô de Isaac Asimov #4 "É preciso pegar o coelho"


AS FÉRIAS DURARAM MAIS DO QUE duas semanas. Isso Mike Donovan tinha de admitir. Haviam sido seis meses com remuneração. Ele admitia isso também. Mas isso, como ele explicou, furioso, fora fortuito. A U.S. Robôs precisava corrigir as falhas do robô múltiplo, e havia muitas, e sempre sobrava uma meia dúzia para os testes de campo. Então eles esperaram e relaxaram até que os caras do planejamento e os rapazes dos cálculos tivessem dito "tudo certo"! E agora ele e Powell estavam lá no asteroide e não estava tudo certo. Ele repetiu isso umas doze vezes, com o rosto vermelho como tomate. - Isaac Asimov

Publicado em fevereiro de 1944 na Astounding, o conto trás de volta Powell e Donovan, indo para o espaço para acompanhar o funcionamento do DV-5, um robô minerador capaz de dar ordens a outros robôs diretamente por meio dos campos positrônicos (atualizando a linguagem técnica, seria algo entre wirelessbluetooth) e que são totalmente dependentes do comando dele.

Como a suas vidas nunca são fáceis (coisa que Donovan faz questão de frisar) o DV-5 começa a dar defeito. Eles não trabalham de forma correta - aliás, eles nem trabalham: a escavação só apresenta resultados quando é supervisionada por humanos. Quando deixados sozinhos, os robôs param seus trabalhos e entram numa espécie de transe coreografada (descrição que lembra a epidemia de dança de 1518).

O interessante desse conto é a solução do mistério comparado com hoje (advertindo: isso não é spoiler): o que poderia ser simplesmente um erro de código não é um erro de código, e sim de situações - o comportamento do robô em situações especificas não é o mesmo em situações gerais e comandos gerais.

AJUDE A EQUIPE ASIMOV
Com a missão de expandir conhecimentos, impulsionar a criatividade e possibilitar crescimento acadêmico, profissional e pessoal a seus membros, a Equipe Asimov e os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Colatina, participaram e foram campeões na XV Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) que ocorreu nos dias 8 a 12 de outubro de 2016, em Recife, Pernambuco. Além dos certificados e troféus, a equipe ganhou uma vaga para representar o Brasil no campeonato mundial que acontecerá no Japão, porém não tem dinheiro o suficiente para bancar a viagem. Nós, do Golem, apoiamos a iniciativa. Para doar e realizar esse sonho dos competidores, clique aqui e contribua.


SOBRE O AUTOR
Nascido em Petrovich, na Rússia, em 1920, Isaac Asimov editou e escreveu mais de quinhentos livros entre eles O fim da eternidade, Os próprios deuses e Fundação – universo criado em uma triologia que foi expandida para mais quatro livros e que rendeu uma premiação com um Hugo, a mais cobiçada homenagem prestada pela Convenção Mundial de Ficção Científica, como a melhor série já escritaSeu conto O cair da noite, escrito em 1941, foi considerado pela Associação dos Escritores de Ficção Científica da América como a melhor história de todos os tempos. Escritor diversificado, escreveu para todos os ramos imaginados: mistérios, artigos científicos, romances, enciclopédias, livros didáticos e acadêmicos. Outra coisa que foi constante na vida de do autor – assim como na de muitos cientistas – é o questionamento da existência de Deus (mesmo ele não acreditando na possibilidade de uma presença de força superior). Morreu na cidade de Nova York em 1992, em decorrência do HIV, contraído após uma transfusão de sangue.