sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Notícias: Eventos Literários, Rodrigo Kmiecik e Oscar Nestárez


Dois eventos esse sábado (11) podem atrair o mundo geek de modo geral: a Feira Intergaláctica Aleph que já está em sua quarta edição e 5ª edição do Clube LeYa de Ficção Fantástica. A sequência que cada um vem sendo executado pode-se dizer que são eventos que podem se continuarem no mesmo ritmo vão se tornar tradicionais - uma coisa que não pode faltar no calendário de cada um.

A feira é organizada pela Editora Aleph. Nesse dia o público tem mais contato com os profissionais que trazem os livros e fazem eles serem publicados. Os bate-papos ficam com Fabiola Forchin e Gabi Colicigno ao 12h00 (As personagens femininas no universo STAR WARS), Nathan Fernandes e Kim Dória às 14h00 (Utopias e distopias: ficção científica e pensamento crítico), e encerrando temos Cláudia Fusco às 16h00 (Isso é Muito Black Mirror: Uma Introdução à Ficção Científica). O evento vai das 11h00 às 19h00 na Nave-Mãe - Rua Henrique Monteiro, 121, Pinheiros (próximo ao metrô Faria Lima, Linha Amarela).

A LeYa Brasil e a Saraiva, em parceria com o site Acervo do Leitor e o grupo Reino dos Livros, estão de volta para mais uma edição do Clube LeYa de Ficção Fantástica, agora com o tema Universos literários: quando um livro vai muito além de um livro. Dos cânones até obras apócrifas: tudo o que você precisa para saber sobre obras de Brandon Sanderson e Robin Hobb. O evento acontecerá na Saraiva do Shopping Center Norte, ao lado da Estação Portuguesa-Tietê às 16h00.


Depois do sucesso do primeiro número da revista Diário Macabro, foi anunciado que vai ser feito o segundo volume através de financiamento coletivo - como feito anteriormente. Ele começa dia 20 desse mês, provavelmente no Catarse com uma entrevista com Rubens Francisco Lucchetti - o maior nome do pulp nacional. A revista tem como objetivo divulgar o trabalho de escritores de horror de todo o Brasil. Um dos selecionados foi Rodrigo Kmiecik, colunista do Golem com sua narrativa A noite dos seres negros e  Daniel I. Dutra tradutor da Editora Clock Tower com seu A filha do Professor Carletti. O conto do Rodrigo terá resenha aqui no site. Acompanhem.

Já outro evento é do lançamento de Bile Negra, do autor Oscar Nestárez. Lançado pela Editora Empíreo, a narrativa conta como uma pandemia se espalha por bairros, cidades e países cabendo a Vex, um jovem tradutor, precisa recrutar todas as suas forças para conter este avanço.

Nascido em São Paulo, Oscar Nestarez é Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Pesquisador da literatura de horror, sobre a qual já publicou diversos artigos e o estudo Poe e Lovecraft: um ensaio sobre o medo na literatura (2013). No campo da ficção, é autor das antologias Sexorcista e outros relatos insólitos (2014), Horror adentro (2016) e Vampiro: Um livro colaborativo (2017). Bile Negra é seu primeiro romance.

O lançamento vai ser na Casa do Saber Fantástico - Casafan, Rua Fradique Coutinho, 1139 - Pinheiros - São Paulo - SP (a cinco quadras da estação de Metrô Fradique Coutinho). No dia 30 de novembro, a partir das 19h00. E quem marcar presença ainda vai poder degustar uma cerveja especial feita pela cervejaria Cerveja Juan Caloto, porque um lançamento desses merece um brinde.