quinta-feira, 13 de julho de 2017

Especial Círculo das Ideias: Mundos Paralelos #10 Fragmentos de Chris Salles


À minha frente, o vestido branco da noiva é engolido pelas sombras conforme avança beco adentro. Não há placas indicando o caminho, apenas uma passagem estreita e úmida onde o som dos nossos passos impera. Usando o seu smoking brilhante, o noivo olha para mim analisando se sou uma ameaça. Preocupação justificada. O fato de milhares de pessoas usarem o serviço ao redor do mundo não atenua sua condição ilegal. - Chris Salles

Certa vez, Philip K. Dick disse que suas obras acabavam girando em torno de duas perguntas: o que é realidade? e o que constitui um ser humano?. O conto de Chris Salles vai por essas duas linhas, destacando a segunda, que é a veia predominante da narrativa.

Para os leitores mais atentos dessa página, o conto vai lembrar a temática explorada na aventura de Douglas Quail em Lembramos para você a preço de atacado. As revelações, os desdobramentos na vida do personagem e uma grande máquina (empresa, corporação) por trás com procedimentos impensáveis.

O conto é narrado pela personagem Mona, que acaba tendo que fazer uma viagem de emergência através de uma empresa clandestina de teletransporte para chegar na Califórnia, mas a tecnologia (e o método) para isso não é exatamente como ela imaginava.